sexta-feira, 30 de maio de 2008

Filho Hippie

Esses dias saiu mais uma música gratuita pela internet de mais uma banda, o Dirty Pretty Things. Não que eu tenha sentido um peso menor por fazer mais um download legal (nunca senti peso por baixar músicas ilegalmente), mas é um sinal de que as coisas estão mudando. Embora para baixar essas músicas a gente precise fazer uns cadastros quase intermináveis.

Então vamos trabalhar.


Dirty Pretty Things, a parte menos drogada do falecido durma em paz The Libertines, começou a dar as caras em 2005 e lançou seu primeiro disco em 2006. Um cd impecável, embora pouco citado na época em que foi lançado - tanto quanto hoje. A verdade é que o magnetismo por notícias tablodiáveis e os discos ruins mas geniais do carinhosamente chamado "garoto problema" Pete Dhorety - o lado mais utra-super-megadrogado do durma em paz The Libertines - faz com que a mente pensante por trás do DPT, Carl Barât, pareça um cordeirinho, e faça a sua bandinha meio que desdenhada ficar ofuscada. Mas um dia alguém disse uma coisa que eu concordo em gênero, número e grau. Foi mais ou menos isso: Barât tem um tino fantástico para canções bacanérrimas, radiofônicas até a espinha, com refrões utrapulsantes e ultracantáveis que nem por isso caem naquele popzinho em que a massa tanto se amarra. Coisa assim só sabem fazer poucos, incluindo o não, obrigado, não preciso de apresentações Dave Grohl, do Foo Fighters, que aliás também nasceu de uma outra banda, que, essa sim, não precisa de apresentações muito mesmo. Eu preciso dizer que banda é essa?

Satisfeitos? Vamos ao som que eles jogaram na internet dia desses. Hippy's son, que AINDA não é o single do novo disco da banda - é só um aperitivo - começa com uma bagunça típica do DPT, aí guitarras, baixo e bateria vão dando forma a coisas, com barulhos que eu não sei se gosto ou se não, porque é impossível identificá-los. E Barât entra, berrando e sussurando, até a canção cresce pra deslizar no refrão, supreendendo mas não decepcionando (?) e assim vai. Até terminar naquele ah-uhhhhh de meditação (?).

Não achei a música pra baixar na internet, vou ver se decido subi-la mais tarde.
O novo disco do DPT, “Romance at Short Notice”, já saiu aqui.

§ MySpace
§ Site oficial
§ Orkut

Nenhum comentário: